Bom, agora é arregaçar as mangas e lutar. E vencer.

quinta-feira, 31 de março de 2011

A quimioterapia ( Part.1)

 “Para tudo há um momento , há um tempo debaixo do céu...
Tempo para chorar e tempo de rir, tempo de gemer e tempo de dançar...”
Eclesiastes 3: 1 e 4.

Depois da mastectomia passei um mês na casa do meu cunhado Paulo onde fui tratada com muito carinho e cuidado por todos. Sou muito grata a
eles:Paulo, Aldênia, Badina, Guilherme, Livia, Marcela, Noemi,Lia, David e Ana.
Os meus familiares também estavam sempre presentes : a minha irmã Izidorinha ficou dois meses comigo em Teresina; meu filho Ezequiel, seis (durante a cirurgia e quimio), depois foi para São Paulo; meu filho Thiago ficou um mês, este é policial em Palmas; o Lustosa, meu maridão está sempre do meu lado, ia a Santa Filomena ver como estavam os negócios, depois voltava; minha filha Margarida mora aqui em Teresina ( faz curso de administração , trabalha no Banco do Nordeste e toca nas festas como Dj ) está sempre me encorajando e levantando o meu astral; e minha amiga Elisoneide sempre me visita.
Durante duas semanas fiquei usando uma sonda e depois da sua retirada o Dr. Luís Airton (masto) ele atende no Instituto de Mama do Piauí, recomendou que eu procurasse uma fisioterapeuta, uma nutricionista e um psicólogo.
Minha fisioterapeuta é a Doutora Gracélia Silva, uma pessoa maravilhosa, que além de fazer drenagem linfática no meu corpo e fisioterapia no meu braço esquerdo, também me dava muitas dicas de cuidados que eu deveria ter, como: secar minha roupa na sombra e não passar ferro elétrico para evitar calor; durante a quimioterapia evitar lugares públicos e usar máscara ao ir a hospitais e clínicas; praticar atividades físicas e etc.
A nutricionista, Doutora Adeildes, me passou uma dieta balanceada mas pedindo que eu tivesse cuidado para evitar anemia que atrapalharia a quimi. Eu precisava perder peso e manter-me saudável. Segunda a doutora Adeildes alguns alimentos não provocam câncer mas alimentam as células cancerígenas: derivados da soja e os refinados ( açúcar, trigo, etc ); outros combatem as células doentes: frutas, legumes e verduras de cores escuras (repolho roxo, uva roxa, maçã, berinjela, tomate, beterraba, ameixa, etc.). Além disso recomendou que eu consumisse peixes ricos em ômega 3: salmão, pescada amarela, cavala e sardinha ao molho de tomate. Consumo 5 porções de frutas por dia, além de queijo branco, iogurte, granola, linhaça, leite desnatado e 8 copos de água. Uso óleo de Canola, Girassol ou Milho e Azeite de Oliva ( que não deve ser aquecido para não perder suas propriedades. Uso açúcar mascavo e pão integral.
O Doutor André Luis ( Oncologista ) disse que eu precisava fazer a quimioterapia por uma medida de prevenção e segurança, pois apesar do tumor estar relativamente pequeno, era do tipo invasivo e que inspirava cuidados. Ele solicitou um acompanhamento cardiológico e cintilografia óssea ( estava tudo bem com meus ossos).
Meu Cardiologista, Doutor Maurício Paes Landim, solicitou um eletrocardiograma, um ecocardiograma e alguns exames de sangue. Felizmente estava tudo bem com meu coração.
Ao voltar ao doutro André Luiz ele me receitou vários medicamentos caso eu sentisse enjoou, diarréia, feridas na boca, durante a quimioterapia. E que em caso de febre procurasse o Hospital São Marcos imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário