Bom, agora é arregaçar as mangas e lutar. E vencer.

domingo, 15 de maio de 2011

A importância da alimentação no tratamento do câncer de mama. [Cont.]

“Cantai ao Senhor um cântico novo!
Cantai ao Senhor , terra inteira. Cantai ao Senhor , bendizei Seu nome , dia após dia , anunciai sua salvação "  Salmo 96: 1-2-3.





Olá amigos , esse texto está bem científico pois foi extraído do livro “Culinária para a Prevenção do Câncer” de Sidney Federman e Maria Nazaré de Souza. Você pode usá-lo como fonte de informação e orientação, mas não se esqueça de comunicar ao seu médico.
“O câncer divide-se basicamente em 3 fases:
-Iniciação;
-Promoção;
-Progressão;
A iniciação , causada por lesão no DNA da célula ,têm várias causas e muitas vezes é inevitável . São produzidas em nosso corpo diariamente 1.000 a 1.200 células cancerosas por dia. Estas são destruídas rapidamente pelos inibidores do câncer.
Exemplos de alguns iniciadores:
.Cigarro(...)
. Bebidas alcoólicas (...)
.Compostos n-nitrosos: produzidos pela flora bacteriana intestinal em conseqüência do consumo de carnes.(...)
.Radioatividade: causa lesões no DNA . Você é irradiado quando assiste TV , trabalha com o computador ou fica muito tempo dentro de casa, devido a radioatividade dos materiais de construção.
.Aminas aromáticas heterocíclicas : liberados pelas proteínas animais das carnes , quando submetidas ao calor de frituras , assados e cozidos.
.Frituras (...)
. Carnes defumadas (...)
. Nitritos ( conservantes das carnes )
. Vegetais cozidos.
.Peixe estilo chinês , salgado. ( quando inicia a putrefação.)
.Aflatoxinas ( fungos do milho e amendoim mofados ) (...)
. Ferro -heme (... provenientes das carnes...)
Estas células com câncer produzidas diariamente em nosso corpo, foram programadas para serem destruídas pelos inibidores da carcinogênese.


Inibidores da carcinogênese e destruidores das células cancerosas.
Linfócitos T : destroem células com câncer : ...vitamina C , vitamina E, vitamina A, selênio, zinco, complexo B, ácido fólico, arginina , metionina e cisteína .
Glóbulos brancos : destroem células cancerosas , porém , tem sua mobilidade diminuída na alimentação com excesso de gordura saturada. Agrava a situação a ausência de fibras cereais que iriam dificultar a absorção das gorduras ingeridas , provenientes dos alimentos de origem animal.
Selênio : abundante na alimentação proposta . Forma selênio – proteínas que cortam a circulação para as células cancerosas , destruindo-as.

Também são inibidores da carcinogênese ( destruidores de células cancerosas ), o pentosan , o ácido glutâmico , o ácido fítico , isoflavonas dos cereais integrais , os inibidores da protease , dos feijões e sementes, a vitamina C, vitamina A , fenóis ,indóis , vitamina E da soja , sementes , cereais integrais, legumes, os flavonóides do chá e os térpenes das frutas.
Zinco : ativa a endostatina que corta a circulação para a célula cancerosa 
Genistein e daidzein : flavonóides encontrados somente na soja ( feijão de soja , tofu)
...
Os alimentos devem ser bem mastigados , se possível em separado. Na mastigação são ativadas as substâncias que destroem o câncer , como por exemplo o isotiocinato do agrião. Preferir alimentos in natura , ao invés de sucos ou vitaminas ,para serem mastigados . Quando possível , utilizar alimentos crus , ou , se necessário , cozinhá-los ao mínimo. Dessa forma , as células cancerosas serão , ou deveriam ser , destruídas .
Os exercícios físicos também são indicadores de prevenção de doenças , pois melhoram a circulação e ativam as reações químicas .As horas de sono são benéficas , bem como o contato com a natureza , como andar descalço na grama ou na areia do mar.
O câncer poderá surgir depois de muitos anos ( 20 anos ou mais ) por deficiência dos inibidores na alimentação e pela ação dos promotores.
Promotores do Câncer
Os promotores do câncer são as gorduras saturadas provenientes das carnes e produtos lácteos (derivados do leite ,queijos e manteigas ). O tempo de promoção até surgir o câncer é estimado em 20 anos ou mais . São necessários os fatores de promoção , ingeridos diária e regularmente por mais de 20 anos para ter câncer. Em estudos experimentais em cobaia , suspendendo -se o uso dos promotores , houve regressão do câncer.
. . .
Os cânceres mais relacionados com alimentação são os de mama , cólon e próstata . Porém , os demais , senão todos , também são influenciados pela alimentação , de acordo com Cummings ( Cambridge ) , em pesquisa publicada no BMJ .
A alimentação que previne o câncer reduz ao máximo os fatores promotores e aumenta ao máximo os fatores inibidores .Deve ser usada pelos portadores de câncer pela vida inteira por seu forte efeito protetor , diminuindo o risco de recidivas e metástases . O tempo de promoção para o aparecimento de recidivas e metástases é de 5 anos , geralmente , se for mantida a alimentação cancerígena , isto é , se não se mudar os hábitos alimentares.”
Amigos , eu não consumo derivados de soja por orientação da Dra. Adeildes (nutricionista ) , mas há controvérsias com relação ao uso desses alimentos. Na verdade , são tantas as informações que recebemos , que às vezes eu me sinto como se estivesse numa corda bamba .Mas , tudo bem , sigo as orientações dos profissionais que estão me tratando , qualquer dúvida procura tirar com eles , pois todos são muito competentes .
Estou aí, correndo atrás da minha saúde física e ...procurando manter a sanidade mental.
Beijo a todos !

Um comentário:

  1. Olá Martha, como vai?

    Nos indicaram o seu Blog, pois temos em nosso site (www.oncoguia.org.br)um espaço de Blogs de pacientes, ex pacientes, profissionais da saúde e familiares. Gostaríamos de saber se você teria interesse em nos dar uma entrevista e nos contar sobre a sua trajetória de lutra contra o câncer de mama. Se sim, por favor, encaminhe um e-mail para institutooncoguia@oncoguia.org.br com o título ENTREVISTA.

    Aguardamos!

    Um grande abraço

    EQUIPE ONCOGUIA

    ResponderExcluir