Bom, agora é arregaçar as mangas e lutar. E vencer.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Projeto de uma vida.

“Não há um caminho para a paz. A paz é o caminho” 
Mahatma Gandhi 
                       

“Eu quero uma casa no campo.
Onde eu possa ficar no tamanho da paz.
E tenha somente a certeza.
 Dos limites do corpo e nada mais.”
         Elis Regina

O Patio em época de inverno fica lindo com uma grama bem verde.


  
Eu TENHO uma casa no campo. Onde eu fico no tamanho da paz. E tenho somente a certeza. Dos limites do corpo e nada mais. Onde eu quero viver e envelhecer com o Lustosa, recebendo a visita dos meus filhos, dos netos que provavelmente virão dos amigos e vizinhos.
É uma casa antiga e espaçosa, toda cercada de varandas, com um imenso pátio na frente. Ela fica bem pertinho do rio Parnaíba, o “velho monge”, rio que separa (ou une?) os estados do Piauí e Maranhão.
Ao lado da casa têm uma escolinha onde crianças e adolescentes recebem aulas ministradas por três professoras e o lanche diário preparado pela jovem Milena. Perto dali passa o brejo Várzea Grande, por sinal muito degradado. Atrás da casa tem uma pista de pouso.
Quando eu me aposentar, pretendo ficar a maior parte do meu tempo nesta casa que fica na nossa fazenda Zelândia há 90 km da cidade de Santa Filomena- PI. Ali quero criar galinhas, patos, porcos, ovelhas e vacas; cultivar verduras, frutas e legumes. Para lá vou levar meus livros e discos.
Eu e o Lustosa vamos organizar a Associação de produtores da região, da qual fazemos parte, para industrializar o caju (que é nativo por lá), e desenvolver a agricultura e pecuária.
Vamos reformar a casa para que fique mais confortável, construir uma capela num terreno que fica ao lado, fazer uma casa numa árvore enorme que fica no caminho do rio para nossa filha Margarida (seu pedido de criança), revitalizar o brejo Várzea Grande que está agonizando e eu vou escrever alguns livros.
A minha casa guarda, no fundo do coração, memórias de muitas histórias da minha família e de várias outras famílias que nela viveram.
No próximo post, falarei sobre esses dias que passei por lá fazendo algumas cajuínas e doces.




O Rio Parnaíba prox. nossa casa.












Até Mais!!!


Clique no link: http://www.youtube.com/watch?v=UbPbeXl3wMc

3 comentários:

  1. As reportagens estão muito boas, e em relação a tanta riqueza campestre, espero que os amigos não fiquem de fora num eventual passeio, cheio das mais puras emoções em meio a nossa sagrada natureza!

    ResponderExcluir
  2. Joao Antonio Amaralnovembro 18, 2011

    Marta,tomei conhecimento agora lendo seu blog do problema de saude que te aflige.Nao havera de ser nada,pois a fe que vc demonstra e enorme e o nosso DEUS e extraordinario.Votos de saude e felicidades junto ao Lustosa e filhos.Permaneca com DEUS no seu coracao que tudo vai dar certo.

    ResponderExcluir