Bom, agora é arregaçar as mangas e lutar. E vencer.

sábado, 15 de outubro de 2011

A Cajuína Cristalina da Zelândia...


                   
“Aqueles que esperam no Senhor renovam  as suas forças. Voam alto como águia, correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.(Isaías 40: 31 ) " 


 


Esses dias estive na fazenda Zelândia fazendo cajuína e curtindo um pouco a natureza.
Utilizamos um processo artesanal bem rústico para preparar a cajuína. É cansativo mas ao mesmo tempo prazeroso. Éramos umas doze pessoas : Lustosa (marido), Izidorinha (irmã), Joélia (secretária do lar ), Joane ( administrador da nossa fazenda Folha Larga ) e uns rapazes que colhiam e moíam os  cajus; Wesley, Daniel, Jeane, Filomeno, Waldir e Wilton, o caseiro. Os vizinhos também ajudavam : Rita, Milena, etc.
Foram uns dias maravilhosos que me deixaram renovada e com  a sensação de estar retomando a minha vida normal. Não demoramos mais por lá porque eu tinha que vir para Teresina, tomar o herceptin, dia 10/10 tomei a 14ª. dose.
Está tudo ótimo, graças a Deus.
Aqui, algumas informações sobre o caju e a cajuína:

O caju é muitas vezes tido como o fruto do cajueiro (Anacardium occidentale) quando, na verdade, trata-se de um pseudofrutoO que entendemos popularmente como "caju" se constitui de duas partes: o fruto propriamente dito, que é a castanha; e seu pedúnculo floral, o pseudofruto, um corpo piriforme, amarelo, rosado ou vermelho.
O caju, o pseudofruto, é suculento e rico em vitamina C e ferro. Depois do beneficiamento do caju preparam-se sucos, mel, doces, passas,rapaduras. Como seu suco fermenta rapidamente, pode ser destilado para produzir uma aguardente o cauim. Dele também são fabricadas bebidas não alcoólicas, como a cajuína.
 O fruto propriamente dito é duro e oleaginoso, podendo ser consumido somente após passar por um processo onde é cozido (não torrado) e separado da sua casca.
A castanha possui uma casca dupla contendo uma toxina: o uruxiol (também encontrada na hera venenosa), um alergênico que irrita a pele. Por isso a castanha deve ter sua casca removida somente por quem conhece este processo, jamais domesticamente. As castanhas vendidas como "cruas", na verdade foram cozidas para serem extraída. , mas não torradas.


Cajuína - é uma bebida típica do nordeste brasileiro, sem álcool, clarificada e esterilizada, preparada a partir do suco de caju, no interior da embalagem, apresentando uma cor amarelo-âmbar resultante da caramelização dos açúcares naturais do suco. Preparada de maneira artesanal, é muito comum nos estados do Ceará e Piauí. Foi inventada em 1900 pelo farmacêutico, cearense por adoção, Rodolfo Teófilo[1] (* Salvador, 6 de maiode 1853 / + Fortaleza, 2 de julho de 1932) que pretendia com ela combater o alcoolismo. Ele a via como um substituto benévolo da cachaça. A Cajuína, adotada como símbolo cultural da cidade de Teresina é considerada Patrimônio Cultural do Estado do Piauí. A doutora piauiense Ana Amélia afirma que o suco de caju e a cajuína oferecem proteção contra a mutagênese induzida por agentes oxidantes e formadores de alterações ao DNA.
Em média, 200 ml de cajuína tem 62 kcal.
A produção da cajuína é feita através dos seguintes processos:
§  Extração do suco do caju;
§  Filtração;
§  Adição de gelatina (para a retirada da substância que dá a sensação de "travamento" na garganta);
§  Separação dos taninos;
§  Clarificação.
O cantor e compositor Caetano Veloso compôs uma música intitulada "Cajuína", em que cita a bebida.

 

Forte abraço!










9 comentários:

  1. Que legal e interessante! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu cantinho... Bom,siga-me tbm, voltarei mais vezes.

    ABRAÇO CARINHOSO E FRATERNAL ...

    GIOVANA

    ResponderExcluir
  3. Que postagem gostosa, com sabor de vida.
    Gente da melhor qualidade reunida, cheiro de fruta, coisas simples mais tão importantes.
    Um grande beijo
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Martha brigada pela visita, que bom que gosta dos meus post.

    Seu blog é muito informativo gostei, te sigo, espero você no quadro de meus amigos seguidores

    Uma ótima semana. bjs

    ResponderExcluir
  5. Martha, como vai?
    Fico feliz em saber que você está se recuperando cada dia que passa. Deu para matar um pouco as saudades vendo as fotos de Izidorinha. Seu blog é muito bom. Que Deus te abençoe e te ilumine. Força e fé sempre. Um beijo grande. Saudade de você.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Martha, que sua semana seja te muitas alegrias...bjks

    ResponderExcluir
  7. Belas imagens, Martha. Que bom que seu tratamento está chegando ao fim. Estou com saudades de você. Bjs
    Sílvia

    ResponderExcluir
  8. Darciley da Rochamaio 03, 2012

    tenho vontade de conversar com voçé marta já te vi uma vez no tasso em campanha na casa deum eleitor do piaui gostei muito de voçé tenho o sonho departicipar de uma politica junto com voçe

    ResponderExcluir
  9. Fico feliz por você estar acompanhando meu blog. Estou honrada de você querer participar de uma campanha política comigo;'é sinal de que gosta do meu estilo de lidar com esse assunto.Estamos em ano de eleições municipais , será uma honra ter você do nosso lado.Forte abraço!

    ResponderExcluir