Bom, agora é arregaçar as mangas e lutar. E vencer.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Para Aldênia.


Anjo existe , sim senhor!




São nossos cuidadores.

“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos” Salmo 91, 11.
Anjos são criaturas celestiais alados acreditados como sendo superiores aos homens , que servem como ajudantes ou mensageiros de Deus.
Na minha concepção também existem anjos terrenos que vivem por aí distribuindo amor e fazendo o bem.
Eu tenho alguns anjos na minha vida. A Rachel, minha filha querida que é um anjinho no céu.
Aqui na terra também vários anjos me acompanham, mas hoje quero falar de um que está me ajudando a trilhar esse caminho difícil que é o tratamento de um câncer, este não é um ser celestial, não possui asas mas com certeza é um mensageiro de Deus: é a minha prima Aldênia.

Este post é dedicado a ela.

Aldênia e eu somos primas de segundo grau , meu avô era irmão da sua avó. Nós fomos criadas praticamente juntas ali pelas margens do rio Parnaíba, na cidade de Alto Parnaíba-MA. Tenho muitas lembranças da nossa infância.
Lembro que a sua primeira casa ficava bem pertinho do rio onde ela morava com tio Toinho ,seu avô (falecido) tia Ziloca, sua avó (falecida), Badina, sua tia, Alda,Calixto e Paulo Cleuber, que faleceu na véspera dessa minha cirurgia para grande tristeza de todos nós. Essa casa da beira do rio foi demolida para a construção do cais na primeira gestão do nosso tio Rochinha (falecido). Com o dinheiro da indenização eles construíram outra casa, mais afastada do rio e mais próxima da minha.
Eu gostava de ir para a casa dela brincar com suas bonecas e tirar goiabas no quintal. Badina brigaaaaaaaaaaava! Rsrsrsrs... Era a tia Ziloca que costurava os meus vestidos e os da minha irmã. Os dela acinturados porque ela já estava ficando mocinha e os meus do tipo “trapézio”( horrorosos) rsrsrs..........
Estudávamos no Grupo Escolar “Vitorino Freire”, onde minha mãe era diretora, depois fomos para o Ginásio Alto Parnaibano onde concluímos o ensino fundamental. Portanto, fomos colegas de aula da primeira à oitava série. Então nos separamos: ela foi estudar em Teresina-PI e eu fui para Balsas- MA. Para fazermos o ensino médio.
Casamos em julho de 1978. Eu com o Lustosa no dia 14 e ela com o irmão dele, o Paulo, no dia 17.
Depois de casada Aldênia morou em Brasília- DF, Santa Filomena, Bom Jesus, Corrente e agora em Teresina-PI. Acho que ela é meio nômade... rsrsrs.
Eu finquei raízes em Santa Filomena e agora estou ficando mais em Teresina por causa do meu tratamento.
Nossa amizade se estreitou ainda mais durante esse meu tratamento pois a partir do momento em que falei para ela do meu problema, nunca mais ela se afastou de mim, está sempre me acompanhando a consultas médicas, laboratórios, clínicas, hospitais, fisioterapias, etc. Mesmo quando eu estava com meus outros familiares, mas era ela que entrava comigo em todos os lugares, parecia previamente combinado. Serviu até de enfermeira para o Dr. Luís Airton num sábado em que ele me atendeu porque eu estava nervosa com a cirurgia (saía uma secreção), por isso ela é a única pessoa que já viu o lugar da operação, além de médicos e enfermeiras.
Aldênia, não tenho palavras para expressar a gratidão que tenho por ti mas tenho minhas preces e o meu amor para te oferecer por toda minha vida.
Que Deus te ilumine e proteja sempre e à tua família.
Obrigada , prima você é ÓTIMA!

Oração


Recebi esta oração via e-mail do meu médico (Mastologista ) Dr. Luiz Airton.

SANTA ÁGATA - Protetora das Mamas


Como a imagem está muito pequena pesquisei a oração e ela diz assim:

Ó Santa Ágata, vem em meu socorro, vós que sofrestes com os seios mutilados que nunca amamentaram; vós que sentistes tamanha dor, dai-nos vossa coragem para vencer a tristeza e a angústia, transformando-as em alegria e esperança. Curai-me com a vossa fé e lavai com o sangue do vosso martírio as marcas da doença e dos sentimentos negativos.
Ó Santa Ágata, dai-me merecer vossas virtudes e vossa fidelidade a Cristo para vencer os males, perigos e doenças que ameaçam a vida. Intercedei junto a Deus Pai pela minha saúde, de minha família e de todos que em vós confiam para que a cura seja completa, atingindo também minha alma e assim por inteiro eu possa servir a Deus e aos irmãos a caminho da gloria da ressurreição. Pela glória do vosso martírio, dai-me força para suportar as dores e os sofrimentos que me afligem e apresentai a Cristo a minha confiante súplica. Amém!
Rezar o Pai-Nosso, a Ave-Maria e o Glória ao Pai.



Logo abaixo o cartão dele para contato:






A quimioterapia ( Part.4)

 Depois da segunda aplicação fui novamente para a casa da Aldênia mas como não estava me sentindo mal, voltei com dois dias e fui logo ao salão com minha filha. Expliquei ao cabeleireiro o que estava acontecendo e pedi a ele que tentasse pentear, se caísse muito , cortasse bem curtinho. Tivemos que cortar porque o pente se recusou a entrar, parece que os fios estavam colados.
Já saí dali com um lenço e só parei de usar esse acessório no dia 8 de janeiro de 2011 numa festa de casamento em Santa Filomena-PI. Quando meu cabelo já estava medindo uns dois centímetros. Foram sete meses de lenços e chapéus.
Durante o período da quimio só saí uma vez de Teresina; fui para Fortaleza_CE com Ezequiel onde ficamos durante dez dias na casa da minha amiga Ilmária e suas filhas Eveline e Mariane. . Passeamos bastante, curtimos as praias do Ceará, compramos várias redes o meu filho me presenteou com alguns chapéus.
Nas aplicações que se seguiram eu continuei surpreendendo a todos e a mim mesma pela boa tolerância que eu tinha ao medicamento. Um dia a atendente do H.S. Marcos me perguntou “ Senhora , quem é a paciente?” Respondi : “Sou eu “ Ela olhou para mim meio incrédula mas não disse nada.
De outra feita foi o Dr. André Luís (onco) que me falou; “Martha você não está mentindo quando diz que está ótima?” rsrsrsrs.......Não é que eu não sentisse nada, é que o que eu sentia era insignificante em relação ao que outras pessoas sentem durante esse tratamento.
Acredito que vários fatores contribuíram para que meu tratamento fosse pouco doloroso:minha fé e força de vontade,o amor e atenção da minha família e meus amigos,a alimentação adequada,a drenagem linfática e os exercícios respiratórios e a minha imensa vontade de viver.
Agradeço a Deus pelo dom da vida que Ele me concede, aos meus médicos, enfermeiras, atendentes, fisioterapeuta, nutricionista, aos meus familiares e amigos que estão nesta luta comigo em favor da vida.


Valeu amados!

A quimioterapia ( Part.3)

[...]Quatro dias depois fomos para nosso apartamento e ficamos na expectativa da queda do cabelo. Meu cabelo estava meio longo e eu brincava com a Luíza ( minha secretária e amiga )que ele iria cair nas mãos dela porque eu não tinha mais coragem para pentear.
Margarida se propôs a raspar a cabeça em solidariedade a mim;eu pedi que ela não fizesse isso porque eu precisava dos cabelos dela para eu puxar antes de dormir ( eu tenho esse hábito). Ela concordou...rsrsrsrs...
Aos dezenove dias a primeira mecha caiu. Fiquei muito assustada e com vontade de chorar. Parei de pentear.
Depois da segunda aplicação fui novamente para a casa da Aldênia mas como não estava me sentindo mal, voltei com dois dias e fui logo ao salão com minha filha. Expliquei ao cabeleireiro o que estava acontecendo e pedi a ele que tentasse pentear, se caísse muito , cortasse bem curtinho. Tivemos que cortar porque o pente se recusou a entrar, parece que os fios estavam colados.
Já saí dali com um lenço e só parei de usar esse acessório no dia 8 de janeiro de 2011 numa festa de casamento em Santa Filomena-PI. Quando meu cabelo já estava medindo uns dois centímetros. Foram sete meses de lenços e chapéus.

A quimioterapia ( Part.2)

 A próxima etapa foi a implantação do cateter, para proteger minha veia da ação do medicamento, este foi implantado acima do meu seio direito. Essa intervenção foi feito pelo Doutor Willian Wobber no Hospital São Macos. Foi um momento de grande aflição porque o sedativo não fez efeito e eu dormi; ouvi todo o procedimento que foi bem difícil havendo necessidade até de dissecar a veia do meu peito para introduzir a borracha do cateter. Ainda estou usando este dispositivo para aplicação do herceptin.
A primeira sessão de quimio foi no dia 17 de Junho e a última no dia 6 de Outubro de 2010. Foram seis sessões, de 21 em 21 dias.
Na primeira sessão fui acompanhada pela minha irmã Izidorinha, pelo Ezequiel, a Margarida, a Luisa e a Aldênia, esta que entrou comigo para a sala de aplicação. Fomos munidos de uma necessaire cheia de remédios e uma boa carga de tensão nervosa. Todos fingíamos uma calma que estávamos longe de sentir. Fiquei durante toda a aplicação esperando algum mal estar, que não veio. Do Hospital fomos para a casa do meu cunhado Paulo, pois havíamos combinado que após cada aplicação eu iria para lá durantes os dias de maior desconforto. Por fim já a noitinha tive uma sonolência com certa sensação de prostração e por volta das quatro da manhã uma insônia. Só consegui conciliar o sono pela manhã e isso se repetiu nos dias seguintes.
No outro dia, já melhor, chamei Aldênia para irmos ao centro comprar alguns lenços, única alteração que tive foi vermelhidão no rosto. Ela brincou comigo: “Não tem problema, assim economiza no blush”. No dia seguinte fomos comprar as blusas verdes e amarelas pois estávamos em clima de Copa

.

A quimioterapia ( Part.1)

 “Para tudo há um momento , há um tempo debaixo do céu...
Tempo para chorar e tempo de rir, tempo de gemer e tempo de dançar...”
Eclesiastes 3: 1 e 4.

Depois da mastectomia passei um mês na casa do meu cunhado Paulo onde fui tratada com muito carinho e cuidado por todos. Sou muito grata a
eles:Paulo, Aldênia, Badina, Guilherme, Livia, Marcela, Noemi,Lia, David e Ana.
Os meus familiares também estavam sempre presentes : a minha irmã Izidorinha ficou dois meses comigo em Teresina; meu filho Ezequiel, seis (durante a cirurgia e quimio), depois foi para São Paulo; meu filho Thiago ficou um mês, este é policial em Palmas; o Lustosa, meu maridão está sempre do meu lado, ia a Santa Filomena ver como estavam os negócios, depois voltava; minha filha Margarida mora aqui em Teresina ( faz curso de administração , trabalha no Banco do Nordeste e toca nas festas como Dj ) está sempre me encorajando e levantando o meu astral; e minha amiga Elisoneide sempre me visita.
Durante duas semanas fiquei usando uma sonda e depois da sua retirada o Dr. Luís Airton (masto) ele atende no Instituto de Mama do Piauí, recomendou que eu procurasse uma fisioterapeuta, uma nutricionista e um psicólogo.
Minha fisioterapeuta é a Doutora Gracélia Silva, uma pessoa maravilhosa, que além de fazer drenagem linfática no meu corpo e fisioterapia no meu braço esquerdo, também me dava muitas dicas de cuidados que eu deveria ter, como: secar minha roupa na sombra e não passar ferro elétrico para evitar calor; durante a quimioterapia evitar lugares públicos e usar máscara ao ir a hospitais e clínicas; praticar atividades físicas e etc.
A nutricionista, Doutora Adeildes, me passou uma dieta balanceada mas pedindo que eu tivesse cuidado para evitar anemia que atrapalharia a quimi. Eu precisava perder peso e manter-me saudável. Segunda a doutora Adeildes alguns alimentos não provocam câncer mas alimentam as células cancerígenas: derivados da soja e os refinados ( açúcar, trigo, etc ); outros combatem as células doentes: frutas, legumes e verduras de cores escuras (repolho roxo, uva roxa, maçã, berinjela, tomate, beterraba, ameixa, etc.). Além disso recomendou que eu consumisse peixes ricos em ômega 3: salmão, pescada amarela, cavala e sardinha ao molho de tomate. Consumo 5 porções de frutas por dia, além de queijo branco, iogurte, granola, linhaça, leite desnatado e 8 copos de água. Uso óleo de Canola, Girassol ou Milho e Azeite de Oliva ( que não deve ser aquecido para não perder suas propriedades. Uso açúcar mascavo e pão integral.
O Doutor André Luis ( Oncologista ) disse que eu precisava fazer a quimioterapia por uma medida de prevenção e segurança, pois apesar do tumor estar relativamente pequeno, era do tipo invasivo e que inspirava cuidados. Ele solicitou um acompanhamento cardiológico e cintilografia óssea ( estava tudo bem com meus ossos).
Meu Cardiologista, Doutor Maurício Paes Landim, solicitou um eletrocardiograma, um ecocardiograma e alguns exames de sangue. Felizmente estava tudo bem com meu coração.
Ao voltar ao doutro André Luiz ele me receitou vários medicamentos caso eu sentisse enjoou, diarréia, feridas na boca, durante a quimioterapia. E que em caso de febre procurasse o Hospital São Marcos imediatamente.

sexta-feira, 11 de março de 2011

A Cirurgia.

    
“ Mesmo que você esteja muito para baixo, mais abaixo ainda estão as mãos de Deus.”

Eu fui operada no dia 16 de abril de 2010 no Hospital de Terapia Intensiva , em Teresina, capital do Piauí pelo Dr. Luís Aírton Santos Júnior e sua equipe: Dr. Lívio,a médica que marcou a mama, a anestesista e uma equipe de enfermeiras.
Cheguei ao hospital às sete da manhã acompanhada pelos meus familiares: Lustosa, meu esposo; Izidorinha, minha irmã; Thiago,Ezequiel e Margarida, meus filhos. Eu estava serena e confiante (só chorei um pouquinho na hora de entrar para o centro cirúrgico).
Durante a mastectomia foram retirados também quatro linfonodos para a biópsia que é feita noa hora , felizmente estes estavam livres e não houve necessidade de esvaziar a axila.
Da cirurgia não sei contar muita coisa porque eu estava dormindo o “sono dos justos” Rsrsrsrs.....
Lá na minha cidade , Santa Filomena-PI,meus amigos e parentes faziam correntes de orações pelo sucesso da cirurgia: na casa da minha Janete, minha cunhada; Zilda , minha vizinha; no Centro de Ensino “Vitorino Freire” , a escola onde trabalho em Alto Parnaíba- MA. Na Igreja Católica e na Igreja Evangélica do bairro Bela Vista também oraram por mim.
A cirurgia foi um sucesso e eu saí toda sorridente da sala de recuperação, surpreendendo a todos. No corredor estavam Irineu Filho e Fábio, meus amigos e no apartamento meus familiares.
No dia seguinte saí do hospital e fui para a casa de Paulo, irmão do Lustosa , casado com minha prima Aldênia. Lá fiquei um mês me recuperando; depois fui para nosso apartamento onde fiquei até dezembro, após a quimioterapia. Aproveito esse espaço para agradecer a todos que me apoiaram naquele momento tão difícil da minha vida com orações, telefonemas e visitas.
Faço um agradecimento muito especial a Paulo e sua família que me acolheram com tanto carinho e cuidados .
Valeu, amigos!

O milagre.


“ Levanto os meus olhos para os montes , donde me virá o socorro?  O meu socorro vem do Senhor , que fez o céu e a terra.”
                               Salmo 121- 1.
           
É muito fácil acreditar nos feitos dos homens, no avanço da tecnologia, no poder da ciência ; mas tendemos a duvidar do poder de Deus, mesmo nas coisas mais simples como a brisa que sopra para refrescar-nos do calor, na flor que nasce pura no lodo, no canto dos pássaros como presentes de Deus; enfim no milagre da criação. Imagine outros milagres como cura de doenças consideradas incuráveis, pessoas que sobrevivem a graves acidentes, etc. Mas podem acreditar, milagres existem, sim!
Eu, anteriormente já havia passado por muitas situações difíceis e sempre recorri ao auxílio de Deus. Nem sempre Ele fez segundo a minha vontade, mas ,com certeza me carregou no colo nos momentos em que fraquejei , fortalecendo a minha fé e me amparando com amor.
O Deus em quem eu cria era um Deus , digamos assim, “abstrato” pela evangelização que recebi na Igreja Batista de Alto Parnaíba, na orientação religiosa que meus pais me deram,e com quem mantenho um contato diário através de orações.Hoje tenho um Deus “  concreto” pois tive uma prova real.
Como mencionei no post anterior, o resultado da mamografia indicava que eu estava com um câncer na mama esquerda e calcificações na direita e nas axilas,sendo necessário fazer um tratamento para diminuir o tumor e, só depois operar. Quando o médico me deu essa notícia fiquei paralisada pelo medo e quando cheguei em casa liguei para Lustosa, meu marido, e Izidorinha , minha irmã e chorei desesperadamente. Passei uns dias de terror.
Na sexta feira da paixão eu estava assistindo um filme na televisão sobre a vida de Jesus e, no momento dos milagres pedi a Jesus que dirigisse aquelas palavras para mim e me curasse daquele mal. Pedi e confiei. E o milagre aconteceu!
Na semana seguinte fui retirar o material para a biópsia e levar o resultado da ressonância magnética . Quando o Dr. Luís Airton leu este resultado ficou gratamente surpreso e falou; “ Martha,esse exame é  o mais preciso que existe e está desmentindo a mamografia e a  minha experiência de médico; o teu problema está localizado apenas na mama esquerda, é pequeno e o tratamento vai mudar, vamos marcar a cirurgia e depois desta será feita uma aplicação de radioterapia , a reconstrução da mama e tudo estará resolvido .Comemoramos ,eu  a Aldênia.
Depois do resultado do exame imunohistaquímico e da biópsia  o mastologista disse que seria necessário retirar todo o seio esquerdo e também não foi possível reconstruir a mama após a cirurgia. Tudo bem, eu aguardo.
Amigas, a fé remove montanhas... e tumores também, mas  não se descuidem dos tratamentos , pois Deus disse :”Faça da tua parte e Eu te ajudarei”
Um forte abraço e...força na peruca!

quinta-feira, 10 de março de 2011

A descoberta.


  “ De tarde vem o pranto; de manhã, gritos de alegria.”
(Salmo 30:6)

A minha primeira mamografia foi em fins de março de 2010, quando eu já desconfiava que havia algo de errado no meu seio esquerdo. Eu estava com 52 anos de idade e, como devemos começar a fazer periodicamente esse exame a partir dos 40,então eu o estava fazendo tardiamente.
Eu sempre fui muito cuidadosa com a minha saúde, sempre que sentia algo de errado no meu organismo até mesmo algum desconforto, procurava especialista; mas do mastologista eu tinha um medo irracional. Vejam no que deu!
No momento em que a mamografia estava sendo feita já notei que havia alguma coisa errada porque a enfermeira insistia na mama esquerda e , quando pressionava no lugar onde estava localizado o tumor eu sentia uma dor aguda. Notei que outras mulheres faziam o exame e saíam mas a enfermeira pediu que eu esperasse a médica para me examinar, alegando que eu não havia trazido o resultado da ultrassonografia para comparar. Quando a médica me examinou disse que havia nódulo e não apenas cistos como foi detectado na ultrssonografia.Fui pegar o resultado na segunda -feira com minha filha e quando olhei já vi que era grave. Pedi à atendente que queria falar com a médica e ela me disse que a médica também queria falar comigo. Foi um dos momentos mais difíceis da minha vida. A médica confirmou que o meu problema era grave e que eu procurasse um mastologista com urgência.Lá mesmo tentei consultar-me mas o atendimento para consultas daquele dia já estava encerrado. À tarde liguei para minha prima Aldênia e ela marcou com o Dr. Luís Airton. A consulta foi numa quarta-feira e ficou constatado que eu estava com câncer na mama esquerda e calcificações na direita e nas axilas.O mastologista já solicitou a ressonância magnética das mamas, radiografia do tórax, ultrassonografia do abdome,uma série de exames de sangue e já marcamos a biópsia.O resultado da ressonância foi animador; o problema era só na mama esquerda, a direita e as axilas estavam livres.Na semana seguinte foi feita a biópsia e o exame imunohistoquímico para saber o grau de agressividade e o tratamento a ser seguido.Fui encaminhada para o cardiologista, Dr. Maurício Paes Landim para fazer o risco cirúrgico e foram feitos os exames do coração. Com todos os exames necessários feitos , o Dr. Luís Airton marcou a cirurgia para o dia 16 de abril; no dia 15 fiz um exame para marcar a mama. Este foi um dia (15)particularmente difícil pois além da expectativa da cirurgia, faleceu meu primo Paulo Cleuber, irmão da Aldênia que estava me acompanhando em toda essa maratona. A cirurgia foi um sucesso, no próximo post conto os detalhes.
Um beijo carinhoso a todas.

     

Sobre mim...


Minha Filha (Margarida) e Eu.
 Meu nome é Martha, sou casada com o Lustosa e tivemos quatro filhos; Thiago, Ezequiel, Rachel (um anjinho que tenho no céu ) e Margarida.Tenho 53 anos , sou professora, moro em santa Filomena-PI .
Em abril de 2010 descobri que estava com um câncer de mama medindo 1,7 cm . O tumor estava localizado no meu seio esquerdo e era do tipo carcinoma ductal invasivo. Uns quinze dias após a descoberta eu já estava sendo operada pelo Dr. Luís Aírton dos Santos Filho no Hospital de Terapia Intensiva em Teresina, capital do Piauí. Felizmente os linfonodos estavam livres, sinal de que ele não havia migrado para outras partes do meu corpo.Não foi possível reconstruir minha mama após a mastectomia porque eu estava com excesso de peso e o cirurgião plástico Dr. Gil Júnior disse que isso atrapalharia o sucesso da plástica.Já estou com 18 quilos a menos e ainda tenho que perder doze para fazer a reconstrução da mama.
Já fiz a quimioterapia e agora estou fazendo a hormonioterapia e tomando aplicaçôes de herceptim.
Ao ler o blog da Amanda e de outras mulheres que estão enfrentando esse problema, resolvi também contar a minha experiência para compartilhar e quem sabe ajudar outras mulheres a lutar com mais coragem e fé contra esse inimigo sorrateiro e traiçoeiro que às vezes invade o nosso corpo nos deixando fragilizadas e medrosas mas ao mesmo tempo fortes e guerreiras.
Durante o período inicial do tratamento aconteceu um verdadeiro turbilhão na minha vida e de meus familiares com momentos de pavor, tristeza, ansiedade; outros de força, fé,confiança, amor e muita luta.
Vou contar o que me aconteceu até agora por tópicos, já que o estou fazendo tardiamente e naõ dá para relatar por etapas vividas.
Desejo que o meu relato ajude outras mulheres a passar por esses momentos com mais serenidade e garra para vencer esse mal.
A todas o meu carinho e a minha força.